domingo, 27 de setembro de 2015

Medindo a energia dos alimentos


Nesta aula os estudantes trabalharam para descobrir qual a quantidade de energia que contém um alimento.


Materiais:

  • 1 embalagem (tipo tetrapack) de caixa de leite (deve ser limpa e seca)
  • Tesoura
  • 1 termômetro de mercúrio
  • 1 tubo de ensaio
  • Água
  • 1 becker de 50 ml
  • Alimentos diferentes (como pão, amendoim e um pedaço de carne). *Todos devem ter a mesma massa
  • Caixa de fósforos
  • Clipe de papel
  • Prendedor de tubo de ensaio ou prendedor de roupa de madeira
  • Vela, lamparina a álcool ou bico de bunsen 

Antes do experimento os aluno tiveram que dizer qual alimento eles acreditavam conter mais calorias, e anotar isso na apostila dizendo o porquê de pensar assim.

Procedimento:

Primeiro deveriam cortar a parte superior da caixa (Essa parte é a que deve ficar voltada para baixo), o segundo passo consiste em fazer um orifício (pequeno buraco) em cima (no fundo da caixa que está voltado para cima), este é o local onde o tubo de ensaio ficará alojado durante o experimento, na parte de baixo da caixa, em uma das faces da caixa deve-se recortada uma abertura pequena (em forma de retângulo), pois os alimentos serão inseridos nessa abertura ao longo do experimento. Feito isso deve-se colocar 10 ml de água no tubo de ensaio e inserir este no orifício na caixa, depois deve-se inserir o termômetro e anotar a temperatura inicial da água no quadro 1 abaixo:

QUADRO 1
Discriminação da amostra
Temperatura inicial da água
Alimento 1

Alimento 2

Alimento 3


        Em seguida os estudantes pegaram o clipe de papel esticaram e em uma das pontas foi colocada fita crepe para evita a ocorrência de queimaduras, na ponta oposta foi fixado um dos alimentos, acendemos a vela e a amostra do alimento foi colocada sobre a chama para queimar, quando o alimento começasse a queimar este era colocado na extremidade do tubo para que o calor liberado pela queima entre em contato com essa parte do tubo.

 * é extremamente importante que o alimento queime até desintegrar ou desaparecer (combustão total). Com isso o estudante anotará a temperatura final da água na quadro 2.

QUADRO 2
Discriminação da amostra
Temperatura final da água
Alimento 1

Alimento 2

Alimento 3

Depois de feito essas anotações os estudantes por meio da fórmula Q = m . c . ∆t descobriram a quantidade de calor (Q), recebida pela água, logo liberada pelo alimento, e ainda responderam questões como: qual das amostras se mostrou mais calórica?



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